Saiba como agilizar o atendimento na clínica de radiologia

Agilizar o atendimento na clínica de radiologia odontológica é algo que deve ser sempre buscado pelos proprietários e gestores desse tipo de negócio. 

Entende-se que a relação entre o tempo de permanência na sala de espera e a satisfação dos pacientes é inversamente proporcional. Ou seja, quanto mais ágil for o seu atendimento, mais satisfeitos os pacientes ficarão.

Neste conteúdo, explicaremos um pouco mais sobre a importância de agilizar o atendimento na clínica de radiologia odontológica. Também apresentaremos um passo a passo para realizar esse processo.

A importância de agilizar o atendimento na clínica de radiologia odontológica

Prestar um atendimento ágil na clínica de radiologia odontológica, conforme explicamos, é algo que contribui para a satisfação dos pacientes.

Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo portal Setor Saúde, o período considerado ideal para o paciente aguardar é 15 minutos. Se ultrapassar disso, as pessoas começam a ficar insatisfeitas com o serviço.

Respeitar o horário de atendimento agendado, antes de tudo, é uma questão de respeito com o cliente. Provavelmente, quem está na sala de espera aguardando para fazer um exame tem outros compromissos e se prejudicará, caso precise esperar muito pelo procedimento.

A importância de agilizar o atendimento na clínica de radiologia odontológica vai ainda mais além, tendo em vista que esbarra em uma legislação, a Lei nº 10.048/2000.

A “Lei das filas”, como é conhecida, exige que determinados grupos de pessoas recebam atendimento prioritário em qualquer estabelecimento em que se formem filas.

De tal maneira, é preciso respeitar o atendimento prioritário para:

  • mulheres com crianças de colo;
  • idosos com 60 anos ou mais;
  • portadores de deficiências; e
  • gestantes ou lactantes.

5 passos para agilizar o atendimento na clínica de radiologia

Compreendido sobre a importância de agilizar o atendimento na clínica de radiologia? Então, confira, a seguir, o passo a passo para ter mais agilidade em suas rotinas.

agilizar o atendimento na clínica

1º passo: planeje a sua agenda

A agenda da clínica de radiologia odontológica deve ser muito bem planejada para evitar os atrasos nos atendimentos.

O ideal é que a secretária seja orientada para sempre deixar um intervalo de pelo menos 10 minutos entre um atendimento e outro. Dessa forma, os profissionais têm tempo para higienizar a sala e organizar o ambiente para receber o próximo paciente.

Também é interessante usar um sistema de gestão eficiente para marcar os exames. Ao contrário das agendas de papel, eles não possibilitam erros, como o agendamento de dois atendimentos no mesmo horário.

2º passo: envie lembretes aos aos pacientes

Para evitar atrasos por parte dos pacientes, que comprometem o restante da agenda, é uma boa prática enviar lembretes pelo menos 24 horas antes da realização do atendimento.

Você pode enviar lembretes via SMS ou WhatsApp, por exemplo. Assim, o usuário também pode confirmar ou solicitar a remarcação do atendimento.

3º passo: fique de olho no tempo médio das consultas

É bem importante que os responsáveis pela clínica de radiologia odontológica observem o tempo  médio de cada atendimento. Para isso, deve-se considerar o tipo e a quantidade de exames que cada paciente realizará.

Um raio-X simples de um único dente é bem mais rápido de ser realizado que uma panorâmica completa, por exemplo.

Criar uma espécie de tabela com o tempo médio de cada procedimento e usá-la no momento de compor a agenda é uma excelente prática para agilizar o atendimento na clínica odontológica. Dessa forma, você evita os atrasos.

4º passo: proporcione treinamentos para a sua clínica

Toda a equipe da clínica deve ser treinada, de modo que saiba como realizar os procedimentos de maneira mais ágil. 

As secretárias e recepcionistas, por exemplo, devem ser treinadas para que consigam usar o sistema, possam fazer reagendamentos com agilidade etc. 

Já os técnicos em radiologia, que realizam os exames, devem saber muito bem como operar os equipamentos, ficar de olho nas manutenções necessárias, entre outros pontos.

Todo o time deve estar muito bem engajado para prestar um atendimento ágil e eficiente para os pacientes.

5º passo: conte com parceiros estratégicos para prestar um atendimento ágil

A agilidade do atendimento deve ir além das filas na clínica. Também se deve enviar os laudos dos exames realizados pelos pacientes da forma mais rápida possível. 

Nesse sentido, contar com parceiros estratégicos, como as empresas de telerradiologia, é uma saída das mais interessantes.

A BR Laudos presta esse serviço e, desde 2013, ajuda clínicas de radiologia odontológica de todo o Brasil em suas demandas de laudos.

Atualmente, realizamos mais de 10 mil laudos por mês e contamos com uma equipe muito qualificada, com mais de 15 dentistas especialistas e professores em radiologia.

O uso da telerradiologia, assim como outros pontos aqui apresentados, são essenciais para agilizar o atendimento na clínica de radiologia odontológica. Não deixe de colocar todos eles em prática e fidelizar os clientes do seu negócio.

Quer contar com os serviços da BR Laudos para melhorar a sua clínica? Então, entre em contato conosco agora! Estamos sempre à disposição.

Leia também

Deixe uma resposta