Odontologia digital: o futuro que já começou

Vivemos em uma era em que os recursos tecnológicos são protagonistas em diversos setores da sociedade. Para os dentistas não é diferente, uma vez que a odontologia digital já é uma realidade e tem trazido muitos benefícios para os profissionais.

As novas tecnologias também trazem vantagens para os pacientes, pois, por meio delas, é possível fazer tratamentos de mais qualidade. De tal maneira, as pessoas ganham em qualidade de vida e não precisam conviver muito tempo com a dor, por exemplo.

Para que você fique por dentro das novidades da odontologia digital, criamos este artigo. Vamos explicar quais são as tendências do setor, bem como os benefícios que elas proporcionam. Continue conosco e mantenha-se bem informado!

Novidades que a odontologia digital proporciona para as clínicas

odontologia digital

O futuro já começou na área da odontologia! Muitos recursos que antes pareciam apenas um desejo para os profissionais, hoje estão disponíveis e podem ser utilizados. Veja, a seguir, alguns exemplos!

Softwares de gestão

Gerenciar uma clínica odontológica não é uma tarefa fácil. É preciso administrar o fluxo de caixa, fazer o controle de estoque, manter organizado os prontuários dos pacientes etc.

Tudo isso se torna muito mais fácil quando são utilizados recursos tecnológicos, como os aplicativos e softwares de gestão. A ideia é que as atividades sejam realizadas em sistemas modernos e com tecnologia em nuvem, evitando o uso do papel.

Além do gerenciamento da clínica, hoje em dia, já existem softwares para que sejam projetadas restaurações, lâminas e coroas, por exemplo. Até mesmo guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos podem ser feitos com esse tipo de programa.

Processos de fresagem

Os equipamentos de fresagem também fazem parte da odontologia digital. Como explicamos anteriormente, existem softwares que possibilitam o desenho de elementos utilizados no tratamento dos pacientes.

A fresagem é o processo que faz com que os itens projetados deixem os computadores e se tornem reais. Um bloco maciço de resina ou cerâmica, por exemplo, é fresado até que se torne uma prótese para ser utilizada no paciente.

Impressão 3D

A impressão 3D funciona de maneira similar à fresagem. Nesse caso, porém, os produtos são criados a partir de modelos de polímeros, dando origem aos itens necessários para o tratamento dos pacientes.

Por conta da odontologia digital, o dentista pode ter uma impressora 3D em seu consultório e rapidamente fazer a impressão de coroas ou lâminas que são utilizadas em um tratamento, por exemplo.

Telerradiologia

É impossível falar em odontologia digital sem citar a telerradiologia. Por meio desse sistema é possível ganhar tempo e conquistar mais resultados positivos no tratamento dos pacientes.

O funcionamento também é bastante seguro, rápido e prático. Basta que o serviço de telerradiologia seja contratado e você economizará, não tendo mais a necessidade de ter um radiologista fixo na sua clínica.

Assim, você faz a coleta das imagens do paciente no seu consultório e, por meio de um sistema moderno, as envia para a empresa de telerradiologia. Lá, profissionais altamente qualificados elaboram o laudo dos exames e enviam novamente para você. Tudo de forma simples e rápida.

Benefícios trazidos pela odontologia digital

A odontologia digital traz benefícios para os dentistas e também para os pacientes. Confira, na sequência, os principais deles!

Diminuição dos custos

Os custos são reduzidos quando os dentistas utilizam a odontologia digital. Se você utilizar uma impressora 3D no consultório, por exemplo, ganhará agilidade para produzir os itens necessários para os tratamentos dos pacientes. Não será necessário gastar para fazer isso fora.

O mesmo vale para a telerradiologia. A laudação dos exames poderá ser feita de forma online, sem a necessidade de manter radiologistas no quadro de funcionários da clínica.

Contratar e manter funcionários pode sair caro, além de correr o risco de a demanda não ser constante e o profissional passar muitas horas sem trabalho. As empresas de laudos a distância cobram apenas pelas atividades feitas, não há mensalidade.

Aumento da eficácia dos tratamentos

Os tratamentos odontológicos serão mais eficazes e os pacientes ficarão mais satisfeitos com os resultados alcançados. As tecnologias, como a fresagem e a impressão 3D, garantem que sejam produzidas próteses e outros itens que seguem exatamente a anatomia de cada paciente.

A telerradiologia também proporciona aumento da eficácia dos tratamentos, uma vez que os exames são laudados com muito agilidade. Assim sendo, os pacientes não precisarão esperar por muito tempo para terem os seus problemas solucionados pelo dentista.

Armazenamento de dados em nuvem

A tecnologia em nuvem possibilita que toda a parte administrativa da clínica, bem como as informações dos pacientes, como laudos de exames e prontuários, sejam armazenadas em nuvem.

Dessa forma, você não precisará gastar muito dinheiro com impressões, por exemplo. Também fica descartada a necessidade de ter uma sala exclusiva na sua clínica para guardar documentos impressos e se elimina o risco de perder informações guardadas em um único computador ou datacenter.

Outra vantagem do armazenamento de dados em nuvem é que você pode acessar as informações em qualquer lugar em que exista acesso à internet. O seu trabalho, portanto, poderá ser realizado além das quatro paredes da clínica e você ganhará muito com isso.

Automatização dos processos burocráticos

A tecnologia possibilita que os processos burocráticos sejam automatizados, sem ter a necessidade de fazer tudo de forma manual. Um software de gestão, por exemplo, pode ter a funcionalidade de os pacientes marcarem as consultas automaticamente, por meio do site ou aplicativo da clínica.

Assim, se evitam erros humanos, como a marcação de duas consultas no mesmo horário, por exemplo, o que gera atraso para os pacientes.

Você concorda conosco quando falamos que a odontologia digital é o futuro que já começou? Então não se pode mais perder tempo! Comece a implementar essas soluções quanto antes em sua clínica ou consultório.

No que se refere à telerradiologia, nós, da BR Laudos, podemos ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos serviços!

Leia também

Deixe uma resposta