Preparar a clínica odontológica para o fim de ano: saiba como fazer

Preparar a clínica odontológica para o período em que boa parte dos trabalhadores entram em férias coletivas é uma preocupação dos dentistas no fim de ano.

O planejamento é importante para que os colaboradores da sua clínica possam ter o período de descanso que eles merecem, sem que o consultório fique desassistido por conta disso.

Veja 4 dicas para preparar a clínica odontológica para o fim de ano

Para que você tenha mais sucesso ao preparar a clínica odontológica para o período de férias, listamos algumas dicas. Acompanhe, na sequência!

1.Planeje as férias dos colaboradores do consultório

É importante que as férias dos colaboradores do consultório, como dentistas, radiologistas, secretárias, entre outros, sejam planejadas com antecedência. Você pode criar cronogramas para evitar que aconteçam conflitos de datas e mais de uma pessoa que ocupa o mesmo cargo tire férias ao mesmo tempo.

Se o consultório tem duas secretárias, por exemplo, é recomendado que cada uma delas tire férias em períodos diferentes. Assim, você não precisa contratar uma profissional temporária para executar essa função durante as férias das titulares.

O mesmo pode ser feito com dentistas, auxiliares de saúde bucal, radiologistas e outros profissionais que façam parte do quadro de colaboradores da clínica.

2. Defina horários especiais para urgências e emergências

Mesmo que você faça o esquema de rodízio de colaboradores, como citamos anteriormente, é natural que as clínicas tenham menos dentistas e radiologistas disponíveis nessa época. Por conta disso, pode acontecer que a demanda de pacientes por profissional seja maior que em outros períodos do ano. 

É uma boa prática, portanto, deixar alguns horários livres para atender urgências e emergências. Afinal, ninguém escolhe dia e hora para ter dor de dente ou ter algum problema que é solucionado no consultório odontológico, não é mesmo?

Para evitar ter que deixar os pacientes de urgências e emergências sem atendimento, portanto, deixe sempre alguns espaços em branco na agenda. 

Caso esses horários não sejam preenchidos, peça à sua secretária que tente entrar em contato com os pacientes que têm horário marcado no dia seguinte, verificando a possibilidade de encaixá-los mais cedo. Assim, você evita que muitos horários fiquem vagos, o que pode gerar prejuízo para o estabelecimento.

preparar a clínica

3. Intensifique os cuidados preventivos à Covid-19

A pandemia da Covid-19 ainda não acabou, pelo contrário, estamos vivendo um número crescente do contágio pelo novo coronavírus em muitas regiões do país. Após um período mais ameno e com menos contaminações, existe o risco de enfrentarmos uma segunda onda do vírus e isso pode fazer com que as pessoas sintam mais medo para sair de casa e fazer atendimentos odontológicos.

Para contornar essa situação, intensifique os cuidados preventivos à Covid-19. Entre as alternativas que podem ser tomadas, nesse sentido, estão:

  • agendar uma quantidade mínima de pacientes por horário, evitando aglomerações na sala de espera;
  • solicitar que todos os colaboradores usem máscaras e propés durante o trabalho;
  • oferecer máscaras e propés a todos os pacientes que chegarem na clínica;
  • disponibilizar álcool em gel 70% em todos os espaços da clínica;
  • manter as cadeiras da sala de espera com distanciamento; e
  • usar tapete sanitizante na porta de entrada da clínica.

Depois de preparar a clínica odontológica, no que se refere à prevenção à Covid-19, não deixe de divulgar essas ações em suas redes sociais e outros canais de comunicação. A ideia é que os pacientes fiquem informados sobre os protocolos adotados e se sintam confortáveis, seguros e atraídos para ir até à clínica.

4. Terceirize os serviços de elaboração de laudos radiológicos

Durante as férias do radiologista, você pode contar com o serviço de elaboração de laudos radiológicos a distância. Existem empresas que fornecem esse tipo de trabalho, que inclusive cresceu muito durante a pandemia da Covid-19.

A terceirização de laudos é um processo legal, seguro e de extrema qualidade. O funcionamento desse trabalho ocorre por meio de um software, que segue o padrão DICOM.

Quando contratam uma empresa de telerradiologia, os dentistas coletam as imagens dos exames de raio-X dos pacientes no consultório. Depois, transferem as imagens por meio de um software para uma empresa contratada.

Ao receberem as imagens, os radiologistas fazem a análise e elaboram os laudos. Assim que estiverem prontos, são enviados novamente ao solicitante, por meio do mesmo sistema.

O solicitante recebe os laudos dos exames, os analisa e pode prosseguir com os tratamentos mais adequados para os pacientes. Tudo isso de forma prática e rápida, sem que seja necessário ficar esperando muitos dias pelos resultados.

Vale lembrar que os laudos são cobrados por unidade e não por mensalidade. Ou seja, não é preciso pagar um valor fixo por mês para ter acesso ao serviço, mas sim um preço para cada exame realizado. Isso garante que a clínica possa otimizar o fluxo financeiro.

Os benefícios da telerradiologia fazem com que o serviço não seja útil apenas quando é preciso preparar a clínica para o fim de ano. Você pode solicitar laudos a distância em todos os períodos, reduzindo custos com funcionários ou liberando os seus radiologistas em épocas em que a demanda cresce muito.

Para preparar a clínica odontológica no fim de ano e ter mais resultados positivos nessa época, você já sabe: siga as nossas dicas! 

E, caso opte pela elaboração de laudos a distância, não deixe de entrar em contato conosco! Teremos satisfação em colaborar com a sua clínica em todas as épocas do ano.

Leia também

Deixe um comentário