Veja como atrair pacientes para o consultório odontológico

A pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos para muitos consultórios odontológicos. Com medo de sair de casa e também por terem menos dinheiro, muitas pessoas deixaram os tratamentos dentários de lado. É por isso que, mais do que nunca, você precisa saber como atrair pacientes.

No período de retomada, após o pior momento da pandemia ter passado, é necessário desenvolver estratégias para recuperar os pacientes que interromperam os tratamentos, assim como atrair novas pessoas. 

Dessa forma, o consultório terá mais lucro e também estará preparado para ter mais sucesso no ano de 2021.

Saiba como atrair pacientes com 6 estratégias práticas e efetivas

Para que você saiba como atrair pacientes para o seu consultório odontológico, principalmente nesse período de retomada, desenvolvemos algumas dicas. Confira!

Atrair pacientes para o consultório odontológico

1. Organize o consultório para que os pacientes se sintam bem

A primeira coisa que deve ser feita é organizar o consultório para que os pacientes se sintam bem ao estarem ali. É preciso tomar todas as medidas preventivas para que não ocorram contaminações pelo novo coronavírus.

Instale dispositivos com álcool em gel 70% na entrada e em pontos estratégicos do consultório, coloque um tapete sanitizante na entrada, disponibilize propés para os pacientes, reorganize a sala de espera para  que haja distanciamento entre as pessoas etc.

Todas essas medidas farão com que os pacientes se sintam seguros ao ir até o seu consultório. Isso é muito importante, tendo em vista que muitas pessoas ainda sentem medo de serem contaminadas pelo vírus.

2. Use as redes sociais

As redes sociais são um canal muito importante para quem busca meios de como atrair pacientes para o consultório. Elas conectam você ao seu público e são poderosas, caso sejam bem utilizadas.

No entanto, não basta sair criando contas em todas as redes. Use as mais populares ou as que provavelmente os seus pacientes têm conta, como o Facebook e o Instagram.

Nesses canais, produza conteúdos interessantes, dando dicas de escovação e cuidados que os pacientes devem ter para ter um sorriso bonito e saudável. Tome cuidado, no entanto, para seguir todas as diretrizes que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) impõe para a publicidade, sejam seguidas.

Você não pode compartilhar fotos de resultados de tratamentos, tampouco expor os pacientes! Também não é permitido divulgar os preços cobrados pelas consultas.

3. Crie campanhas de fidelização

As campanhas de fidelização são uma boa maneira para atrair mais pacientes para o seu consultório odontológico. Para isso, você pode divulgar no próprio consultório, nas redes sociais e em outras mídias, todos os tipos de tratamento que você disponibiliza.

Um paciente que usa aparelho ortodôntico, por exemplo, terá que voltar várias vezes no consultório para fazer a manutenção. Nesses casos, cobrar um valor mais acessível pode ser uma boa alternativa.

Caso trabalhe com a odontologia cosmética, você também pode oferecer tratamentos complementares. Você pode se especializar nas novidades do mercado, como a harmonização facial e sempre divulgar as novas opções de procedimentos realizados na clínica.

4. Faça convênios com associações e entidades de classe

Se você quer saber como atrair pacientes para o seu consultório, uma boa ideia é buscar as associações e entidades de classe da sua região, como conselhos de profissões e sindicatos.

Você pode oferecer descontos para as pessoas que fazem parte dessas instituições. Assim, por meio das parcerias, os associados poderão ir até o seu consultório, além de levar os seus familiares. Sem dúvida, essa é uma boa maneira para que mais pessoas busquem os seus serviços.

5. Pratique o networking

A prática do networking também é muito importante para conquistar novos pacientes. Para isso, o recomendado é sempre manter contato com pessoas que possam abrir as portas para novas oportunidades profissionais.

Se você é especialista em implantodontia, por exemplo, e tem um bom relacionamento com um colega que tem especialização em ortodontia, poderá indicar pacientes a ele e vice-versa. 

Essa troca é muito interessante para os profissionais e também para os pacientes, que sempre terão à disposição os melhores especialistas para cuidar dos seus casos.

6. Conte com parceiros que tragam credibilidade ao seu negócio

Outro ponto muito importante para conquistar mais pacientes para o seu consultório é fazer parcerias com empresas que podem trazer mais credibilidade ao seu negócio.

No caso da elaboração de laudos de exames a distância, por exemplo, você poderá contar com grandes especialistas em telerradiologia. É o caso da BR Laudos, que conta com radiologistas de renome em seu quadro de colaboradores.

Esses profissionais servirão de apoio para os seus atendimentos, tendo em vista que elaborarão os laudos dos exames com muita agilidade e qualidade. De tal maneira, os pacientes perceberão esse valor agregado e isso fará com que eles pratiquem o marketing boca a boca.

Ou seja, uma pessoa que é bem atendida no seu consultório, falará bem dos seus serviços para os seus amigos, familiares, colegas de trabalho etc. Com o tempo o seu consultório será reconhecido pelo bom atendimento e a qualidade das parcerias que possui. Assim, cada vez mais pessoas o procurarão para agendar consultas.

Entender sobre como atrair pacientes para o consultório odontológico é um desafio para os dentistas. Porém, colocando essas dicas em prática, tudo fica simples! Com um bom marketing, parcerias estratégicas e um atendimento eficiente, você terá sempre uma clínica com pessoas na fila de espera para serem atendidas.

Gostou deste artigo? Nas nossas redes sociais você pode acompanhar muitas outras informações sobre radiologia e odontologia. Nos acompanhe no Facebook e no Instagram!

Leia também

Deixe uma resposta