6 ações para evitar cancelamentos na clínica de radiologia

Buscar meios para evitar cancelamentos na clínica de radiologia é fundamental para quem deseja aumentar o faturamento do estabelecimento. 

Afinal, se os pacientes agendam datas para fazer os exames, mas não comparecem ao local, você desperdiça horários que poderiam ser usados para atender outras pessoas.

É por isso que desenvolver ações para evitar cancelamentos na clínica é algo que jamais pode sair do seu radar.

Veja 6 ações simples para evitar os cancelamentos na clínica de radiologia

Quando você desenvolve o planejamento estratégico da sua clínica de radiologia, existem algumas ações que não podem ser deixadas de lado. A partir delas, você consegue evitar os cancelamentos na clínica de radiologia.

Veja, a seguir, algumas das melhores táticas para evitar que os seus pacientes faltem nos horários agendados.

evitar cancelamentos na clínica

1. Envie mensagens aos pacientes

Muitas vezes os pacientes faltam ao atendimento por mero esquecimento. Isso é bem comum, principalmente, quando os exames que devem ser realizados são de rotina e não urgentes.

Para evitar esse tipo de situação, é recomendado que a clínica envie mensagens com lembretes aos pacientes, via SMS ou WhatsApp.

A secretária pode ser orientada a sempre dedicar um momento da sua rotina para enviar as mensagens para todos os pacientes que estão agendados para o dia seguinte, os lembrando sobre o atendimento que será realizado e pedindo uma confirmação do comparecimento.

Caso algum paciente avise que não vai poder ir no horário agendado, a secretária pode remarcá-lo para outra ocasião. Além disso, pode entrar em contato com as pessoas que estavam agendadas para os dias seguintes e tentar “tapar o buraco” na agenda.

Também já existem softwares de gestão para clínicas que fazem esse trabalho de forma automatizada. Convém pesquisar mais sobre o tema e decidir se o investimento vale a pena ou não. 

2. Reduza o tempo de espera na fila

Se tem uma coisa que ninguém gosta é ficar horas esperando em uma sala de espera para ser atendido. Por isso, a sua clínica precisa buscar meios para agilizar o atendimento e evitar que isso ocorra.

É claro que atrasos podem ocorrer, por conta dos equipamentos apresentarem defeitos, entre outros problemas comuns do dia a dia. Porém, isso deve ser tido como uma exceção e não como regra.

Para evitar que os equipamentos de radiologia falhem com frequência e atrasem os atendimentos, por exemplo, fazer a manutenção preventiva é essencial.

Também é uma boa ideia investir em um sistema de agendamento de exames, que não permita que sejam cometidos erros, como agendar duas pessoas no mesmo horário por engano.

3. Evite os agendamentos com muita antecedência

Os agendamentos com muita antecedência também devem ser evitados! Isso se justifica porque, quanto mais distante estiver a data do atendimento, maiores são as chances dos pacientes esquecerem.

O ideal é que os exames sejam marcados com uma antecedência máxima de um mês. É o caso, por exemplo, de pacientes que estão realizando uso do aparelho ortodôntico e devem atualizar a documentação mês a mês, para que o dentista acompanhe a evolução do tratamento.

Nesse caso, quando o paciente comparece para realizar a marcação do seu exame, a secretária já pode solicitar o agendamento do procedimento do mês seguinte.

4. Ofereça vantagens para pagamentos antecipados

Quando alguém paga antecipadamente por um serviço, dificilmente irá desmarcá-lo. Por isso, uma boa alternativa para evitar o cancelamento de exames é fazer com que o paciente pague de forma antecipada.

Para estimular esse pagamento adiantado, você pode oferecer vantagens como descontos especiais. Assim, o usuário verá vantagem em pagar antes pelo serviço e isso evitará que ele não compareça na clínica.

5. Atenda em horários alternativos

Muitas vezes as pessoas acabam faltando nos atendimentos por conta de imprevistos no trabalho. Isso é algo que pode ser evitado, se você prestar o atendimento em horários alternativos.

Caso a clínica atenda após o horário comercial padrão das empresas, os pacientes que trabalham nesse período poderão marcar os seus atendimentos a noite. Assim, se evitam os conflitos de agenda.

6. Garanta agilidade no resultado dos exames

Outro fator que faz os pacientes desmarcarem ou não comparecerem aos atendimentos são as más experiências anteriores, principalmente no que se refere à demora para receberem os resultados dos exames.

Por isso, é necessário buscar meios para agilizar os resultados e fazer com que os pacientes recebam os laudos mais rapidamente. Contar com empresas de telerradiologia é uma boa ideia para isso.

A BR Laudos, por exemplo, conta com um time de radiologistas que pode elaborar os laudos dos exames de seus pacientes com muito mais agilidade. Isso facilita muito a agilidade e promove a fidelização dos usuários.

Com essas ações, você conseguirá evitar cancelamentos na clínica de radiologia. É importante colocar todas elas em prática para conquistar mais resultados positivos e aumentar a lucratividade do negócio.

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