Marketing sensorial: aprenda a aplicá-lo e fidelize os pacientes

Fidelizar pacientes é um desafio para as clínicas de radiologia odontológica. Nesse sentido, algo que pode ajudar muito são as estratégias de marketing sensorial.

Tratam-se de ações que despertam os cinco sentidos do ser humano, fazendo com que as pessoas tenham percepções mais positivas nos ambientes.

De tal modo, como perceberão um bem-estar ao estar na sua clínica, em uma próxima oportunidade em que necessitarem fazer exames odontológicos de imagem, voltarão a procurá-la.

Abaixo, apresentaremos o conceito e uma série de dicas para aplicar estratégias de marketing sensorial em sua clínica de radiologia odontológica. Continue a leitura e confira!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial se baseia no estímulo dos cinco sentidos dos seres humanos para causar uma boa impressão, conquistar a atenção e causar bem-estar nas pessoas.

As estratégias, portanto, exploram o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição para criar uma atmosfera perfeita para o ambiente.

Empresas do comércio varejista, como as lojas de departamento e os supermercados podem apostar no marketing sensorial para gerar vendas por impulso.

Porém, em estabelecimentos de saúde, como nas clínicas de radiologia odontológica, as estratégias de marketing sensorial são recomendadas, principalmente, para fidelizar clientes.

5 dicas para praticar o marketing sensorial na sua clínica de radiologia 

Se bem explorado, o marketing sensorial pode trazer bons resultados na sua clínica de radiologia odontológica. Veja, a seguir, algumas dicas de estratégias para colocar em prática!

marketing sensorial

1. Faça uma decoração adequada e prepare a recepção

Quando o paciente entra na clínica de radiologia odontológica, a decoração é um dos primeiros aspectos que será observado. Por isso, vale a pena dar uma caprichada no ambiente.

Para que o ambiente fique mais aconchegante, evite pintar as paredes com cores muito vibrantes ou escuras. 

As cores mais claras, como o branco, o bege e os tons pastéis são ótimas opções para estabelecimentos de saúde, transmitindo uma sensação de calma e plenitude.

Você também pode decorar a recepção com quadros, esculturas e outros objetos decorativos que deixem o ambiente mais bonito e agradável.

A escolha do mobiliário também é importante! As poltronas, por exemplo, devem ser sempre confortáveis, para melhor acomodar os pacientes.

Na recepção, ter sempre opções de bebidas, como café e chá, também é uma forma de trabalhar com os sentidos, no caso o paladar, dos pacientes.

2. Mantenha o ambiente sempre limpo

O ambiente também precisa estar sempre impecável! Por isso, para ter sucesso com o marketing sensorial, é fundamental que o empreendimento conte com funcionários responsáveis por limpar toda a poeira, remover insetos e prevenir maus odores nos espaços.

O ideal é que exista uma rotina de limpeza, com um cronograma que possibilite a higienização de todos os ambientes, principalmente as salas de exames, os banheiros e a recepção.

Apesar de os protocolos contra a disseminação da Covid-19 já não serem exigidos na maioria das cidades, seguir oferecendo álcool gel 70% para a higienização das mãos e tapetes sanitizantes para limpar os pés é uma boa prática.

Também é recomendado escolher uma fragrância de ambientes para deixar a sua clínica sempre perfumada e com um aroma exclusivo.

3. Aposte na organização dos ambientes

Os locais desorganizados passam uma má impressão para quem os visualiza. De tal modo, deve-se pensar sempre em soluções para deixar tudo sempre organizado.

Evite, por exemplo, deixar papéis e materiais de escritório jogados sobre as mesas, cadeiras fora do lugar, equipamentos desalinhados etc.

Para que o marketing sensorial tenha bons resultados, tudo deve ser sempre muito bem organizado.

4. Prepare a sua equipe para atender bem os pacientes

Também é fundamental preparar a sua equipe para atender bem os pacientes. Todos devem agir sempre com simpatia e cordialidade, por menor que seja o tempo de permanência do usuário no espaço.

Secretárias, recepcionistas, técnicos em radiologia, radiologistas, entre outros profissionais que atuam no estabelecimento devem estar sempre prontos para atender a todos com simpatia.

Para isso, investir em treinamentos com os colaboradores é fundamental. Também podem ser criadas regras e políticas de atendimento, visando sempre o bem-estar dos usuários.

5. Aposte na adoção de recursos tecnológicos

A forma como os pacientes enxergam a sua clínica está intrinsecamente relacionada com a adoção de recursos tecnológicos.

Isso se justifica porque os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade, por exemplo.

Dessa forma, quando um usuário percebe que a clínica, em vez de filmes analógicos, usa sistemas digitais, como os de telerradiologia, tem uma percepção mais positiva do negócio. 

Com essas estratégias de marketing sensorial, você conseguirá fidelizar mais facilmente os pacientes de sua clínica de radiologia odontológica. Por isso, não deixe de colocá-las em prática e impulsionar o seu negócio.

Aproveite que está aprendendo sobre o tema e leia também o nosso artigo com dicas de ações de marketing para clínicas de radiologia odontológica.

Leia também

Deixe um comentário