Métodos radiográficos de localização: conheça os principais

Para os radiologistas e cirurgiões-dentistas, é de fundamental importância o conhecimento dos métodos radiográficos de localização.

A maior parte das metodologias não são recentes, mas sempre conseguem solucionar a maioria dos casos comuns que aparecem nas clínicas e consultórios.

Em suma, os métodos radiográficos de localização funcionam como uma espécie de ferramenta, que auxilia no diagnóstico e tratamentos dentários.

Veja quais são os 5 principais métodos radiográficos de localização

Preparamos uma lista com os 5 principais métodos radiográficos de localização. Siga a leitura e veja quais são eles!

métodos radiográficos de localiz

1. Método de Clark

O método de Clark é uma técnica usada para localizar os dentes inclusos e corpos estranhos na maxila.

Essa técnica serve para que se possa localizar mais facilmente os pontos anatômicos, como forame mentual e incisivo. Também é útil para fazer a dissociação de raízes e condutos radiculares.

Para realizar o método de Clark, é necessário que o paciente seja submetido a três tomadas radiográficas.

A primeira delas é feita em posição central e as outras duas variam a angulação para a direita e para a esquerda.

2. Método de Le Master

O método de Le Master, assim como o de Clark, é usado para dissociar as imagens, solucionando os possíveis inconvenientes encontrados em técnicas como a da bissetriz e a do paralelismo.

A partir da aplicação do método de Le Master, o dentista consegue observar os objetos que se encontravam sobrepostos e com maior ou menor grau de distorção. 

Para aplicar a técnica é preciso colocar um rolete de algodão na parte inferior da película, fixando com uma fita adesiva transparente.

O paciente precisa ficar com a cabeça bem posicionada, mantendo a linha asa do nariz, com o tragus auditivo na horizontal e PSM perpendicular ao solo.

3. Método de Parma

O método de Parma é conhecido por utilizar uma radiografia periapical com o filme inclinado, com sua borda disto-inferior próxima ao assoalho da boca.

Ao fazer o procedimento, é importante que a borda seja dobrada, para que nenhuma dor ou desconforto seja sentido pelo paciente.

É recomendado usar o método de Parma sempre que for necessário ter uma visão mais ampla de um dente.

4. Método de Miller & Winter

Conhecido também como técnica do ângulo reto ou da dupla incidência, o método de Miller & Winter é indicado para situações como:

  • a localização de corpos estranhos na boca;
  • a localização de dentes não irrompidos;
  • os processos patológicos na mandíbula; e
  • a localização do terceiro molar.

A realização do exame consiste em uma radiografia periapical e outra oclusal, feita com filme periapical. Nas duas situações, as incidências são perpendiculares entre si.

Com o método de Miller & Winter, o dentista consegue fazer uma boa visualização do quadro do paciente. Por isso, fica mais fácil fazer diagnósticos e propor um tratamento adequado.

5. Método de Donovan

Finalmente, o método de Donovan serve para que seja feita a visualização dos dentes localizados em uma região de ângulo e ramo mandibular.

Essa técnica é indicada em situações nas quais o método de Miller & Winter não mostra por completo as raízes do terceiro molar inferior.

O método também é aplicado para localizar os molares inferiores retidos em posição transversa no processo alveolar.

Para aplicar o método de Donovan, o dentista deve posicionar o filme inclinado sobre o ramo da mandíbula e pedir ao paciente que segure com o dedo indicador, no lado oposto da região mésio-oclusal do 2º molar.

Após isso, o paciente precisa inclinar a cabeça para trás e para o lado oposto. A incidência do feixe do raio-X deve ser no sentido ângulo da mandíbula-ápice do nariz.

A telerradiologia e os métodos radiográficos de localização

A telerradiologia é uma grande aliada das clínicas odontológicas e de radiologia. Por meio desse serviço é possível ganhar agilidade, com os laudos dos exames sendo elaborados a distância.

Para isso, basta que as imagens coletadas dos pacientes sejam enviadas para os radiologistas terceirizados, por meio de um sistema digital.

Os radiologistas elaboram os laudos dos exames e os enviam de volta para o solicitante, que pode dar sequência ao atendimento do paciente.

Os serviços de telerradiologia podem ser acionados sempre que você fizer qualquer tipo de exame de raio-X em seus pacientes, independentemente dos métodos radiográficos de localização utilizados.

Entre os principais benefícios da telerradiologia estão o atendimento em todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, a redução de custos para a clínica e a possibilidade de ter os exames laudados por profissionais altamente qualificados.

A BR Laudos é uma empresa especialista no segmento e que pode ajudá-lo a conquistar mais resultados positivos em sua clínica. Dessa forma, aplicar os métodos radiográficos de localização será algo muito mais prático e rápido para o seu estabelecimento.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, acesse agora mesmo o nosso site e veja todas as possibilidades que oferecemos para a sua clínica.

Leia também

Deixe uma resposta