Planejamento de feriado prolongado: 5 dicas para dentistas

Fazer um planejamento de feriado prolongado é algo que os dentistas sempre devem providenciar, quando esses dias se aproximam. É o caso de datas como a Páscoa, em que geralmente muitas  pessoas saem para viajar e tirar folga.

No mês de abril também temos o feriado de Tiradentes, que em 2020 cairá em uma terça-feira. Isso fará com que muitas empresas emendem o feriado também na segunda. Assim, a maioria das pessoas também não trabalhará nesse dia.

A sua clínica pode fechar no feriado, mas esse momento também pode ser visto de outra maneira. E se, em vez de folgar, você trabalhar nessa data e ser a única opção para atendimento na sua região?

Afinal, as pessoas não escolhem dia e nem hora para sentirem dor de dente ou terem uma emergência. Nesses momentos, a sua clínica pode ser um diferencial para atender a população.

Veja dicas para fazer um planejamento de feriado prolongado

Planejamento de feriado prolongado

Se optar por trabalhar, temos algumas dicas para você fazer o seu planejamento de feriado prolongado. Veja, a seguir!

1. Defina os horários de atendimento no feriado

O primeiro passo do planejamento de feriado prolongado é a definição dos horários que o atendimento será realizado. Você trabalhará no mesmo período que já atende normalmente ou em um esquema especial? Isso precisa ser definido!

Caso não queira perder todo o feriado, pode escolher algum horário em específico para trabalhar, como apenas na parte da manhã ou somente no período da tarde. Veja qual é a opção mais viável para você e faça a escolha.

2. Verifique como será o atendimento de urgências

Também é importante que você verifique como será o atendimento de urgências nesse período. Uma possibilidade é trabalhar em esquema de plantão, disponibilizando um número de celular ou WhatsApp para que os pacientes entrem em contato, em situações desse tipo.

Assim, se o consultório estiver fechado e uma urgência surgir, os pacientes poderão entrar em contato e você se desloca até o local para fazer o atendimento. Caso não ocorra nenhuma emergência, você não precisa ir até o consultório.

3. Divulgue o seu trabalho no feriado

Dias antes do feriado prolongado é importante que você divulgue que a clínica estará aberta para receber pacientes nessa data. Faça publicações no Facebook e outras redes sociais, anuncie em emissoras de rádio da sua cidade etc. A ideia é que as pessoas saibam que têm a possibilidade de serem atendidas, caso necessitem.

Também é possível abrir a agenda para esses dias, não atendendo apenas a urgências e emergências. Muitas pessoas trabalham a semana toda, têm rotinas muito corridas e acabam sem tempo para cuidar do sorriso.

Logo, a data também pode ser escolhida para fazer atendimentos diversos, como os de odontologia cosmética. É uma boa oportunidade de trazer mais pacientes para o seu consultório, que posteriormente poderão ser fidelizados.

4. Combine o esquema de trabalho com a secretária e os outros profissionais

A secretária, auxiliar de saúde bucal, entre outros profissionais podem ou não acompanhá-lo no trabalho em datas especiais. No planejamento de feriado prolongado, é importante que isso também seja evidenciado.

É possível que eles deixem todo o trabalho organizado e possam folgar no feriado, não gerando assim a necessidade de você ter que pagar horas extras para os profissionais.

A secretária, por exemplo, pode deixar todos os horários agendados e você mesmo receber os pacientes nesse dia. Assim, não se faz necessário uma pessoa para fazer a recepção. Isso acontecerá apenas em um ou dois dias, não será algo recorrente e evitará gastos desnecessários.

5. Contrate uma empresa de telerradiologia para suprir as demandas

Se você tem um radiologista trabalhando na sua clínica, pode dar folga para ele no feriado. Assim, evita ter que arcar com o pagamento de horas extras, da mesma maneira como ocorrerá com a secretária e outros profissionais.

Isso porque podem ser contratados serviços de telerradiologia, que possibilitam que você terceirize a emissão de laudos. Esse tipo de trabalho tem muita qualidade, não ficando para trás da excelência do que é feito na sua própria clínica.

Veja algumas vantagens de terceirizar a elaboração dos laudos de exames radiológicos com uma empresa especializada:

  • ausência de taxas: você não paga nenhum tipo de taxa para usar a telerradiologia, sendo cobrado apenas o valor referente à quantidade de exames que serão laudados;
  • agilidade na entrega: não importa se é época de feriado ou férias, os laudos dos exames são sempre entregues com rapidez, principalmente se você solicitar urgência;
  • segurança das informações: as imagens coletadas na clínica são enviadas por meio de um sistema de computador. Pelo mesmo software os radiologistas enviam os resultados. Tudo isso de forma segura e prática, sem correr o risco de as informações vazarem.

A telerradiologia também conta com a vantagem de você poder continuar usando o serviço, mesmo após o feriado ter passado. É possível contar com a emissão de laudos a distância, sempre que você precisar.

É o caso, por exemplo, de situações em que a demanda cresce muito no consultório e o radiologista não dá conta de fazer tudo internamente. Outra possibilidade de necessitar desse trabalho são quando os casos dos pacientes são muito complexos, de modo que você gostaria de uma segunda opinião, para chegar ao melhor diagnóstico.

A BR Laudos é uma empresa especialista em telerradiologia e está à disposição, caso você deseje contar com esse serviço, depois de fazer o seu planejamento de feriado prolongado.

Para saber mais sobre a nossa forma de atendimento, entre em contato conosco agora mesmo!

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: