Radiologia online: você conhece essa tendência para dentistas?

Para que a sua clínica ou consultório se destaque e siga conquistando novos pacientes, convém que você esteja sempre por dentro das tendências para dentistas. Entre elas, se destaca a radiologia online.

Trata-se de um método revolucionário, que facilita muito os laudos de exames radiológicos. A ideia é usar o serviço para otimizar o tempo no consultório e poder se dedicar mais a outras atividades. Além disso, também é possível oferecer um atendimento mais ágil e eficiente para os pacientes.

Quer saber mais sobre a radiologia online? Se a resposta for positiva, basta seguir a leitura deste artigo. Apresentaremos uma série de tópicos que mostrarão como essa técnica pode ser eficiente para o seu negócio. Acompanhe!

Radiologia online para dentistas: entenda o conceito

radiologia-online

Podemos definir a radiologia online como uma técnica que possibilita a troca de informações radiológicas por meio da internet. Assim sendo, são utilizados recursos que empregam diferentes tecnologias, convertendo registros de exames em imagens digitais, que podem ser compartilhadas. A partir disso, são produzidos os laudos a distância.

A radiologia online segue os preceitos da telessaúde, porém com foco total na radiologia. A técnica pode ser utilizada em estabelecimentos de saúde diversos, como clínicas, consultórios médicos e hospitais.

Existem, no entanto, empresas especializadas em determinados segmentos da radiologia online. É o caso dos prestadores de serviço que laudam apenas exames odontológicos, por exemplo.

Para os dentistas, contar com esse suporte é importante. Afinal, é preciso ter a garantia de que os profissionais são especialistas em radiologia odontológica. De tal maneira, se garante a qualidade dos laudos elaborados por esses profissionais.

Passo a passo: veja como a radiologia online funciona

A radiologia online funciona com base em três pilares:

  • equipamentos com tecnologia digital;
  • protocolos de compartilhamento; e
  • sistema digital para que as informações sejam laudadas.

Para que você entenda como o serviço funciona, tendo como base essas diretrizes, elaboramos um passo a passo. Observe!

1º passo: uso dos equipamentos de tecnologia digital para registro de imagens

Para utilizar os serviços de radiologia online, o dentista precisa ter um equipamento para captura de imagens digitais.

Assim, ele faz os exames de raio-X, capturando as imagens e as armazenando em um computador ou dispositivo móvel.

2º passo: utilização do sistema digital com protocolos de compartilhamento

Depois de os exames serem realizados e as imagens armazenadas, o dentista precisa enviar os arquivos para a empresa de telerradiologia contratada. O envio é feito rapidamente, por meio de um sistema digital, acessado com login e senha.

No entanto, para garantir a segurança dos dados e também que as imagens sejam visualizadas pelos radiologistas, alguns protocolos de compartilhamento precisam ser seguidos.

É muito importante que as imagens sejam transmitidas utilizando o padrão DICOM, por exemplo. Dessa forma, o formato será sempre o mesmo e os arquivos poderão ser acessados em qualquer computador ou dispositivo.

Além do padrão DICOM, o sistema também deve ter protocolos rigorosos de criptografia. Isso garante que os dados não sejam acessados por pessoas desautorizadas, como é caso de hackers, por exemplo.

Além de preservar os pacientes, o uso dos protocolos de segurança criptografados evitam que a sua clínica seja multada pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

3º passo: laudação dos exames

Depois de as imagens serem enviadas pelo sistema de gestão, os radiologistas da empresa contratada as receberão e, de imediato, começarão a avaliar os exames. Eles elaboram os laudos e enviam os resultados para os dentistas pelo mesmo sistema.

Isso costuma acontecer de forma muito rápida. Se for solicitado urgência, o processo é ainda mais ágil, uma vez que o paciente precisa receber o tratamento adequado, o mais breve possível.

4º passo: recebimento das imagens

Finalmente, o dentista recebe os laudos dos exames e pode fazer o download e ter acesso aos resultados. Se desejar, o profissional também podem imprimir os documentos, para dar uma cópia ao paciente.

Com base nos laudos, são propostos os melhores tratamentos para os pacientes. Isso gera satisfação e contribui para a fidelização dos pacientes.

BR Laudos: conheça uma empresa que é referência em radiologia online

Quando falamos em radiologia online, a BR Laudos é uma empresa tida como referência. Desde 2013, essa companhia inovadora tem ajudado clínicas odontológicas de todo o Brasil, sempre conquistando a satisfação.

O objetivo da BR Laudos é apresentar soluções em laudos online, com eficiência, transparência e muita praticidade. Tudo isso utilizando um método eficiente, com um sistema seguro para o envio das imagens e radiologistas altamente qualificados para a execução das atividades.

Tudo isso sem cobrar mensalidades dos clientes, uma vez que as cobranças são feitas por demanda e não por período. Tal benefício proporciona que os serviços sejam solicitados eventualmente apenas, se esse for o desejo do proprietário da clínica. Isso é bastante indicado para os períodos de férias do radiologista ou em feriados.

A BR Laudos já laudos mais de 10 mil exames, desde a sua inauguração. A nossa equipe é formada por 15 dentistas especialistas em radiologia odontológica. Além disso, muitos deles têm títulos de mestre ou doutor, atuando também como professores em universidades.

Depois de compreender o que é e como funciona a radiologia online, você não pretende ficar de fora dessa tendência para otimizar o tempo e gerar benefícios para o seu consultório, não é mesmo?

A BR Laudos está à disposição para prestar esse serviço com maestria para a sua clínica ou consultório odontológico. Entre em contato conosco agora mesmo, pelo WhatsApp. É só clicar aqui! Responderemos a sua mensagem rapidamente. 

Leia também

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Escolha qual sistema deseja acessar: